ENEN Edição deste ano registra abstenção de apenas 25,5%, a menor da série histórica do exame

Autor(a): Portal do mec - assessoria de imprensa
Publicada em: 25/10/2015
Imprimir
Full enem2015
Lorem ipsum
Full enem 1

Após dois dias de provas, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez uma avaliação positiva em relação à edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, realizado em todo o país no sábado, 24, e neste domingo, 25. “Chegamos ao final do Enem com o mais absoluto êxito; fazer um exame desta dimensão é um grande avanço para educação brasileira”, afirmou o ministro, em entrevista coletiva.

O percentual de abstenções nesta edição do Enem, de 25,5%, foi o menor da série histórica do exame. Nos dois dias de provas, foram eliminados 743 participantes, menos da metade dos 1.519 excluídos do certame em 2014. Apenas três ocorreram por postagem de imagens do local de provas em redes socais.

O ministro elogiou a escolha do tema A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira para a redação. “O tema da redação foi de muita relevância para a cultura do Brasil”, destacou. “Ajuda na reflexão para 7 milhões de participantes sobre o tema. Se conseguirmos discutir com transparência, será um grande avanço para a sociedade brasileira.”


Mercadante também divulgou os números relativos a participantes inscritos dos municípios de Rio do Sul e Taió, ambos em Santa Catarina, que tiveram as provas suspensas por conta das fortes chuvas na região. Eles terão a oportunidade de fazer a prova do Enem de 2015 nos dias 1º e 2 de dezembro próximo. Os alunos da escola Nossa Senhora do Rosário, em Marituba, no Pará, que tiveram as provas do segundo dia canceladas por conta de problemas na rede elétrica, farão as provas do segundo dia também em 2 de dezembro.

O ministro também agradeceu aos parceiros e colaboradores que tornaram possível a realização do exame em todas as unidades da Federação.

Os gabaritos oficiais do Enem serão divulgados até a próxima quarta-feira, 28. As provas do exame, em formato digital, estarão disponíveis a partir da sexta-feira, 30, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na internet.


Acesso — O Enem é um mecanismo de democratização do acesso às políticas públicas de educação. Com a nota obtida no Enem, o estudante pode tentar vaga na educação superior por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), que permite a estudantes brasileiros de baixa renda obter bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior. O resultado também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Assessoria de Comunicação Social ( portal mec )